fbpx Skip to main content

Caseum, conheça mais detalhes sobre essas bolinhas brancas

Você já identificou bolinhas brancas na sua garganta? Sentiu dor ao engolir ou mau hálito? Entenda definitivamente o que é e como prevenir seu aparecimento.

Muito mais comum do que se imagina, o caseum, também chamado de cáseos ou cáseos amigdalianos, essas pequenas bolinhas brancas podem surgir na garganta devido a presença de criptas nas amígdalas e acúmulo de alimentos no local, favorecendo a proliferação de microorganismos, levando à inflamação da amígdala e formando então, o caseum.

Existem outros fatores que também podem aumentar as chances do paciente de ter o caseum, que são: má higiene oral, uso de remédios que causam boca seca, sinusite e rinite – pois quando acometidos, há maior acúmulo de muco, o que também pode ser um combustível para a formação do caseum na garganta.

O caseum é responsável na maioria das vezes pelo mau hálito, garganta inflamada e até em muitos casos, pela dificuldade de engolir. Para que você entenda mais, confira na imagem abaixo, a diferença entre a amígdala com caseum e sem o caseum.

Na foto,

Essa situação é muito mais frequente nos adultos que possuem faringoamigdalite recorrente ou crônica. A microbiologia do caseum mostra a presença de flora bacteriana mista, portanto,  é recomendado o gargarejo diário com água morna e sal, para favorecer a sua eliminação natural e aliviar o desconforto e mau hálito.

Agora que você já sabe um pouco mais dessas bolinhas, conheça os seus principais sintomas, que são: dor ao engolir, mau hálito, dor de garganta, inchaço das amígdalas e alteração de sabor.

Caso tenha se identificado com algum desses sintomas, não é necessário desespero, procure ajuda médica especializada para um diagnóstico preciso, pois a eliminação do caseum é possível sim!

Se você não se identifica com nenhum desses sintomas, saiba que uma higiene bucal em dia é capaz de prevenir o aparecimento dessas bolinhas inconvenientes, para isso, escove os dentes, utilize o fio dental e o mais importante nesse caso, utilize o enxaguante bucal.

O mais importante, o diagnóstico e a remoção do caseum precisa ser feito por um profissional especializado, não tente remover por conta própria, a melhor solução – sempre -, é procurar auxílio médico de confiança, pois em alguns casos a cirurgia pode ser considerada.