fbpx Skip to main content
Rinite Alérgica

O que é Rinite Alérgica

As rinites não alérgicas são:

– rinite neurogênica ou vasomotora, pacientes com uma sensibilidade aumentada às mudanças de temperaturas e umidade, os sintomas simulam um quadro alérgico;

– rinite gestacional: devido aos hormônios da gravidez a paciente desenvolve um quadro de rinite na gestação que se resolve duas semanas após o parto;

– rinite medicamentosa: pacientes que são dependentes dos descongestionantes nasais: medicações que desentopem o nariz na hora! Porém possuem efeitos colaterais como taquicardia, hipertensão arterial, tremores, irritabilidade;

– rinite ocupacional ou irritativa: crises desencadeadas por agentes químicos ou irritativos do ambiente do trabalho;

– rinite do idoso ou idiopático: crises sem relação com algum fator externo;

– rinite do lactente: devido à anatomia reduzida do nariz do recém-nascido e uma hiperprodução secretiva devido à imaturidade do sistema imune;

Rinite alérgica é toda inflamação da mucosa nasal, ocasionada pelo contato com alguma substância reconhecida como estranha ao nosso organismo, os alérgenos!

Os portadores de rinite alérgica têm um processo inflamatório crônico que facilita a adesão celular por vírus ao epitélio respiratório, com o consequente aumento da ocorrência de rinites virais.

Dentre as comorbidades associadas à rinite alérgica podemos citar: conjuntivite alérgica, asma alérgica, rinossinusites de repetição, otites, apnéia em adultos e crianças, obstrução nasal entre outras.

A alergia é considerada uma reação de hipersensibilidade do nosso organismo. Ao entrar em contato com alguma substância, mesmo que inofensiva para a maioria das pessoas, o sistema imune promove a liberação de mediadores inflamatórios que irão desencadear os sintomas alérgicos tão desagradáveis.

Quando ocorre o primeiro contato do organismo com um alérgeno ocorre a sensibilização, ou  seja, o sistema imune é programado para no próximo contato reconhecer tal substância como estranha e promover a liberação de mediadores inflamatórios que irão desencadear os sintomas como forma de alerta para tentar se livrar do alérgeno o mais rápido possível.

Os principais alérgenos causadores da rinite alérgica são os ácaros que estão presentes na poeira doméstica, epitélio de animais (gato e cão), fungos e pólens.

Os principais sintomas da rinite alérgica são congestão nasal (entupimento), prurido (coceira), coriza (secreção nasal), espirros e lacrimejamento.

A rinite alérgica é hereditáriafilhos de pais alérgicos terão 75% mais chance de serem alérgicos.

O tratamento da rinite alérgica é baseado em três pilares:

1-    Controle ambiental: na verdade o controle ambiental não é um tratamento e sim uma prevenção onde através de medias comportamentais de limpeza e higiene local o indivíduo tenta ao máximo evitar o contato com as substâncias que desencadeiam suas crises.

2-    Tratamento com antialérgicos: durante as crises o paciente usa antialérgicos orais e/ou spray nasal para diminuir os sintomas. Porém também não é um TRATAMENTO, pois está apenas diminuindo os sintomas na crise e não os evitando.

3-    Imunoterapia alérgeno específica: este sim um TRATAMENTO onde o objetivo é aumentar significativamente a tolerância do organismo ao contato com determinadas substâncias com o objetivo de cessar as crises permanentemente mesmo após o término do tratamento. Em alguns casos de rinite alérgica o tratamento com imunoterapia pode alcançar a cura.

A imunoterapia é considerada pela OMS como o único tratamento capaz de mudar a evolução natural da doença, é o tratamento ideal para pessoas com diagnóstico de rinite alérgica que têm sua qualidade de vida atrapalhada pelas crises e estão cansadas da dependência de antialérgicos.

Para que o paciente tenha acesso ao tratamento da imunoterapia, é necessário passar por alguns critérios, primeiramente, a clínica: paciente ter crises ao contato com determinadas substâncias e segundo, testes alérgicos comprovarem que é uma reação alérgica mediada pela imunoglobulina E “IgE”.

A imunoterapia é uma solução de tratamento formulada por médicos e aplicadas via sublingual formulada com a concentração correta e individualizada para cada paciente.

Em termos finais, fica claro que os tratamentos da rinite são apenas paliativos, sendo a imunoterapia a melhor solução para este problema tão recorrente.

A Clínica Baraldo realiza o acompanhamento, realiza o teste e manipula o tratamento da imunoterapia.