Aos mais de 20% dos brasileiros que sofrem com RINITE, saibam que ela NÃO É uma das doenças que colocam indivíduos no grupo de risco da covid-19.
Porém é preciso tratá-la, pois quando isso não é feito, ela pode sim aumentar as chances de infecções, incluindo pelo novo coronavírus.
Normalmente, ocorre uma limpeza contínua, que põe para fora os microrganismos que estão depositados no nariz. Porém, essa limpeza é muito menos eficaz em pessoas com rinite, diminuindo a imunidade local.
A rinite provoca uma inflamação. Além de inchaço, há mais secreção e o batimento ciliar (daqueles pelinhos que temos no nariz) fica um pouco descoordenado, facilitando a entrada de um vírus por ali. O invasor tem mais tempo de contato com a mucosa e predispõe o indivíduo a doenças respiratórias. Por isso, reforço: trate a sua rinite!!!
Apesar de não estarem no grupo de risco, indivíduos com rinite devem ter cuidado redobrado nestes períodos de grande circulação de vírus respiratórios!
No entanto, mesmo com tudo isso, não há qualquer indício de que pessoas com rinite tenham maior predisposição a desenvolver quadros graves da Covid-19 e por isso não estão no grupo de risco, diferentemente de idosos, diabéticos, obesos, etc.