fbpx Skip to main content

Ácaro: o principal alérgeno ambiental no Brasil

Dormindo com o inimigo

Os ácaros são micro-organismos que se alimentam de matéria orgânica (descamação de pele humana). Eles estão em locais como tapetes, sofás e em maior número, nas camas da maioria das residências. Entender seus tipos e reforçar as medidas preventivas é preciso para manter a qualidade de vida dos seus familiares, veja seus tipos adiante.

Os 4 tipos mais comuns:

Blomia tropicalis

Uma das espécies mais comuns encontrada nas residências através da poeira, geralmente localizada em climas tropicais, como no Brasil. Seus locais favoritos: carpetes, colchões e tapetes.

Dermatophagoides farinae

Também encontrado na América do Sul, esse ácaro é o principal agente causador de alergias, que se originam através dos seus excrementos. Seus locais favoritos: roupas de cama, sofás e bichos de pelúcia.

Dermatophagoides pteronyssinus

Essa espécie é muito comum e seu alérgeno é semelhante ao do Dermatophagoides farinae, um dos principais causadores de alergias. Eles se alimentam de descamação da pele humana e fungos, são encontrados em sofás, colchões, almofadas e bichos de pelúcia.

Lepidoglyphus destructor

Encontrado em sua maioria no pó doméstico, esse tipo de ácaro também infesta materiais armazenados e alimentos. É considerado como uma praga urbana que deve ser combatida, assim como os demais.

Afinal de contas, o que motiva as reações alérgicas?

O verdadeiro causador das alergias nos humanos está nos excrementos e nas carcaças dos ácaros mortos, eles se dispersam na poeira fina que pode ser inalada com todos esses compostos, causando então as reações alérgicas.

5 dicas para acabar com os ácaros:

1. Higienize os colchões

A cama infelizmente é um dos lugares mais propícios para o desenvolvimento dessas
pragas, sendo que, um colchão pode armazenar em 1 ano, mais de 10 milhões de ácaros. Utilize capas
de proteção antiácaros e higienize-o periodicamente.

2. Limpe as superfícies regularmente

Se tratando de ácaros, temos uma certeza: eles estão onde há poeira! Por isso, é indispensável que todas as superfícies sejam limpas de maneira regular, e para essa limpeza, o mais indicado é um pano molhado.

3. Aspirador correto

Aspirar é uma boa maneira de eliminá-los, porém o aspirador mais indicado é o com filtro HEPA, que captura partículas minúsculas em vez de enviá-las de volta para o ar. Não esqueça de usar uma máscara durante a aspiração.

4. Troca com frequência

Cortinas, toalhas, panos de prato, roupas de cama precisam ser trocados com frequência, bem como é importante lembrar da vida útil dos colchões e travesseiros, que é de cerca de dois anos, onde após isso, um terço do seu peso, passa a ser composto por esse tipo de praga.

5. Ambiente arejado

Uma casa com ambientes arejados e bem iluminados durante o dia reduz a força de proliferação e de reprodução dos ácaros – os raios solares são aliados importantes nessa batalha. Deixe o sol entrar!

Se você sofre com as crises de rinite alérgica e deseja conhecer um tratamento indolor e com total comodidade, agende a sua consulta e conheça a Imunoterapia Alérgeno Específica, o tratamento personalizado que tem ajudado diversos de riniteiros a viver uma vida com mais qualidade e longe das crises agudas. Clique aqui e agende agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *